Home    Contato     Privacidade     A Caligrafia     Perguntas  
__________________________________________________________________________
                             

         

DÚVIDAS SOBRE CALIGRAFIA

                  


P: Posso aprender caligrafia, mesmo não sendo bom em desenho, ou tenho uma letra ruim?

R: Quando fui apresentado à caligrafia há muitos anos atrás, houve vários alunos matriculados na turma que não estavam se formando em artes, mas estava aprendendo Caligrafia para satisfazer uma exigência interna. No início do trimestre, estes estudantes duvidavam que eles poderiam aprender a caligrafia, supondo que algum talento artístico seria necessário. No entanto, cada aluno da turma tinha o desejo de aprender, e até ao final do trimestre, todos os foram bem sucedido.

Além disso, para surpresa dos alunos, não só aprendem caligrafia, mas também as práticas de melhoria da legibilidade da sua escrita cotidiana. Foi essa classe que me convenceu de que quem tem o desejo de aprender e a motivação para a prática pode aprender a arte da caligrafia rapidamente.



P: Quanto tempo leva para se aprender caligrafia?

R: É justo afirmar que cada aluno irá progredir com o seu próprio ritmo. Caligrafia não é uma habilidade que se aprende durante a noite. A maioria dos estudantes que praticam consistentemente uma ou duas horas por dia, irá desenvolver as competências básicas e a confiança necessária para ser bem sucedido dentro de algumas semanas. Mais importante, é preciso prática, paciência e vontade de aprender.



P: Sendo canhoto mesmo assim posso fazer o curso?
R: A pessoa canhota tem mais habilidade com a mão esquerda e isso nunca foi problema, algumas pessoas acreditam que escreverem com a mão esquerda prejudica sua escrita e isso não é verdade. Existe uma diferença entre o canhoto e o destro, a postura, a inclinação da folha e os exercícios aplicados são diferentes, só isso, o que não atrapalha o aprendizado da caligrafia.



P: Não tenho velocidade para escrever, isso prejudica?
A velocidade é inimiga da perfeição, só que em certos momentos precisamos escrever rápido. Se você não tem velocidade não se preocupe não existe nada que não se consiga com prática e paciência.



P: Minha letra é muito pequena, o que posso fazer?
R: A letra deve ter um tamanho razoável para ser lida com facilidade. Você no curso de Caligrafia aprenderá a fazer letras de tamanhos variados, que será importante para quem escreve e para quem as lê.


P: Só escrevo com letra de forma, será que consigo aprender escrever cursivo em pouco tempo?
R:Claro que você conseguirá, o aluno deve treinar bastante para adquirir um novo hábito. Quando queremos conseguimos qualquer coisa meu amigo.


P: O que é letra cursiva?
R: A letra cursiva é um tipo de letra produzida na seqüência, unida uma a outra. Toda a palavra é escrita de uma só vez para depois acentuá-la, cortar os “t” e acrescentar a cedilha, depois de todas as letras escritas. É a que tem a melhor apresentação. A letra cursiva é a mais utilizada e exigida em vestibulares e concursos.


 

Curso de Caligrafia Sem Mistérios | Autor: Antônio Ventura | www.cursocaligrafia.com
Nº de Registro: 562.743 - LIVRO 1.073 - FOLHA 300